Manto do Falcão

Apresento um item mágico, o manto do falcão, inspirado no filme Ladyhawke, ou O Feitiço de Áquila como foi conhecido por aqui. A apresentação do item toma como base o sistema Old Dragon e seu suplemento Guia de Raças, mas regras para outros sistemas (e respectivas adaptações em sua história) são apresentadas ao final do post.

O Manto do Falcão

Esse manto, feito com penas de falcão, foi criado no alto templo Howkaren por clérigos howkari. O manto é considerado um grande presente para os amigos dos howkari que não conseguem alçar vôo.

O manto confere ao usuário a uma proteção mágica a quedas enquanto em uso. Por até uma hora por dia, o usuário pode se transformar em um falcão. Os atributos físicos se tornam o da criatura, mantendo apenas os atributos mentais enquanto nessa forma. O usuário pode entrar e sair da forma de falcão enquanto ainda houver tempo de uso. Quando o tempo acabar, o usuário reverte à forma original.

O Manto Abençoado Howkaren

Alguns dos mantos criados pelos clérigos howkari recebem especial atenção da divindade Howkaren. Quando um clérigo howkar especialmente inspirado ou fervoroso cria um manto do falcão, é possível que Howkaren se interesse e toque aquele item.

O manto abençoado fornece proteção especial para quem o usa, além de conferir a visão apurada dos howkari a quem o usa, enquanto mantiver o capuz do manto na forma da cabeça de um falcão sobre o rosto.

O Manto Amaldiçoado do Falcão

Alguns desses mantos, porém, foram corrompidos por Warwock, o trapaceiro deus dos goblins. Conta-se que após sua disputa com Durbal dos anões, Warwock vagou escondido pelas montanhas até encontrar o Ninho dos Howkari. Invejoso da habilidade dos howkari em voar, enquanto seus goblins eram obrigados a rastejar pelos túneis, encostou seu dedo maligno nos mantos que eram oferecidos aos que não podem voar. Quem veste esse manto fica amaldiçoado, tornando-se um falcão ao amanhecer e voltando à forma original ao anoitecer.

Quando muda de forma, o amaldiçoado não tem lembrança do que fez na forma de falcão e vice-versa, levando uma vida confusa, geralmente enlouquecendo até que alguém que conheça a existência dos mantos amaldiçoados consiga quebrar a maldição, algo que não é feito de forma fácil.

Sacerdotes goblins procuram obter o manto de falcão quando o encontram, usando de métodos como enganar, matar ou roubar quem o  possui. De posse do manto, usam até cansar, quando executam o ritual ensinado por Warwock para corrompê-lo e amaldiçoá-lo, fazendo com que caiam nas mãos de aventureiros incautos.

Regras

Old Dragon

O manto confere ao usuário a magia Queda Suave sem limite de tempo enquanto em uso, bem como a Metamorfose em falcão nas condições do texto de apresentação. A versão abençoada confere a Visão Apurada de um howkar ao personagem enquanto estiver com o capuz do falcão sobre o rosto, além de um bônus de +1 na CA.

É possível baixar Old Dragon gratuitamente através de registro no site. O Guia de Raças, com a descrição da raça Howkar, pode ser comprado online na loja do mesmo site ou em lojas físicas. Warwock, o deus dos goblins, é descrito por Rafael Beltrame em seu livro Machados e Martelos.

Foices & Feitiços

O manto é um item mágico que fornece a magia Queda Suave sem limite de tempo sobre a usuária. Também permite realizar a magia Transformação nas condições do texto de apresentação do item, podendo se transformar apenas em um falcão. O manto abençoado melhora a classe de armadura em 1 ponto e duplica o alcance da visão do personagem.

Considere os hawkar como um povo humanóide com características avianas. Vivem em locais altos e escondidos, como montanhasm, sendo pouco conhecidos pela população. Se você usa regras de Antecedentes, considere que Ermitãs, Eremitas e Sábias podem já ter ouvido falar dos hawkar ou mesmo conhecer algum.

Foices & Feitiços é de autoria de Marcelo Paschoalin e pode ser adquirido em formato físico nesse link ou baixado gratuitamente em PDF, liberado por meta extra do financiamento coletivo do projeto.

D&D 5th

O item é considerado um Wondrous Item, rare (requires attunement). Confere a magia Feather Fall sobre o usuário sem limite de tempo enquanto estiver em uso e permite usar Polymorph em um falcão conforme as condiições do texto de apresentação .

A versão abençoada é considerada um Wondrous Item, very rare (requires attunement),  confere +1 na CA e dobra o alcance da visão.

Em Forgotten Realms, você pode substituir os Howkari pelos Aarakocra (Elemental Evil Player’s Guide), colocando o alto templo em Star Mounts. Pela história dos aarakocra em Toril, o dragão que atacou Star Mounts pode ser o responsável pela corrupção dos mantos do falcão, ou então a Queen of Chaos ou Ogrémoch.

Savage Worlds

Além de evitar o dano de queda, fazendo com que o personagem caia lentamente, o manto funciona como um Manto do (Animal) do Compêndio de Fantasia, sem custo em Pontos de Poder e nas condições do texto de apresentação (use as estatísticas da Ave de Rapina do Compêndio de Fantasia conforme o texto do poder).

Na versão abençoada, aumente a Resistência do personagem em 1 ponto e considere que o poder Visão Distante pode ser usado uma vez por cena sem custo.

O manto amaldiçoado não pode ser removido pelas regras normais de Relíquias Amaldiçoadas, sendo necessário algo especial para conseguir removê-lo.

3D&T Alpha

Em 3D&T Alpha, os poderes do manto podem ser usados sem gasto de PMs, respeitando o texto de apresentação. O usuário não sofre dano por Queda. Usando o manto abençoado, o personagem é considerado com Sentidos Especiais: Visão Aguçada e recebe +1 na Armadura. O manto amaldiçoado é considerado um item com Maldição (Grave) (p. 44).

Em Tormenta Alpha, você pode substituir os Hawkar por elfos-do-céu. Assim, Warwock seria substituído por Ragnar e os hobgoblins seriam os principais interessados em corromper os mantos do falcão. O templo seria dedicado a Hydorah.

Alguns mantos do falcão poderiam ser encontrados em certos mercados cinzas de Vectora. Não que isso tenha uma boa impressão com os elfos-do-céu.

Outros sistemas (OSRIC, For Gold and Glory, Tormenta RPG)

A versão das regras para Old Dragon serve como base. Use como referência as magias Feather Fall e Polymorph. Dobre o alcance de visão  para a versão abençoada e melhore a CA em 1 ponto. Use os Aarakocra ou os Avariel como a raça que criou o manto do falcão.

Em Tormenta RPG, as diretrizes de Tormenta Alpha servem para o texto de apresentação do item. As magias Queda Suave e Metamorfose são encontradas no livro-básico. A raça elfo-do-céu é encontrada no Manual das Raças.

Anúncios

2 comentários sobre “Manto do Falcão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s