A Taça Ébria: Bebendo com estilo e perigo

Tomar um bom vinho em um cálice demonstra poder e estilo, mas também perigo. O cálice pode estar envenenado, ou dependendo do material, como estanho, pode envenenar com o tempo. Além de servir de recipiente para uma bebida, o cálice contém conotações religiosas, como o lendário Graal, e pagãs, como representação do feminino. Dotado de diversos simbolismos, no post de hoje veremos um cálice especial para suas aventuras.

Atenção! Os links para DriveThru RPG são links de afiliado. Caso você compre algum dos produtos linkados, eu vou receber uma porcentagem da venda na minha conta da OneBookShelf. Isso serve para que eu tenha acesso a mais material que possa resenhar, usar em minhas mesas e produzir mais material para o blog. Se você não concorda, use a sua ferramenta de busca preferida para procurar o material linkado nos sites mencionados.

A Taça Ébria

Apesar de sua utilidade ou valor duvidoso, as histórias contadas pelos bardos atribuem a esse cálice uma propensão a ser perdido. Nas histórias populares, a Taça Ébria não permanecia com o mesmo dono por muito tempo, passando de mão em mão com frequência. Não que seus donos fossem generosos e a passassem adiante, mas a perdiam ou a tinham furtada porque ficavam bêbados com frequência.

A Taça Ébria é capaz de transformar qualquer líquido colocado em seu interior em vinho. Pena Flamejante, um notório bardo, conta que o cálice foi criado por um deus menor do vinho, Bashiuus*, mas que o mesmo o perdeu no mundo em uma de suas bebedeiras. Não há unanimidade na descrição da taça: cada história dá uma aparência diferente. De um cálice de vidro verde a um cálice ricamente decorado e com imagens entalhadas, as descrições variam tanto quanto os grãos de areia em uma praia.

Regras

A Taça Ébria deve estar em posse de um personagem por pelo menos 1 semana para estar harmonizado com o item. Durante esse período, o personagem não consegue diferenciar a taça de um cálice normal. Detectar Magia ou similar revelará uma leve aura de Transmutação.

Uma vez harmonizado com a Taça Ébria, um personagem pode ativar seu poder ao brindar dizendo “Saúde!” (ou o equivalente em sua campanha) e o líquido no interior da taça será transformado em vinho. O sabor e a qualidade do vinho dependem do estado de espírito do personagem, o cálice consegue sentir suas emoções e as transporta para a bebida.

Porém, a bebida gerada tem um alto potencial para embebedar. Considere que a taça cheia tem o mesmo “valor” alcoólico de uma garrafa de vinho de 750 mL a 13,5% de teor alcoólico. A taça em si tem um volume de bebida de 250 mL. Em termos mais simples, a Taça Ébria embebeda como se o personagem tivesse tomado 3 taças de vinho ou uma garrafa. Personagens imunes a veneno ou que não possam sofrer efeitos de bebida, entretanto, não conseguem saborear o vinho, que lhes parece aquoso e insípido.

Old Dragon: Considere que cada taça bebida exige uma Jogada de Proteção modificada pelo bônus de Constituição. Em caso de falha, o personagem cai desacordado, só levantando no dia seguinte, com penalidade de -2 em todas as jogadas por 1 dia. Em caso de sucesso, o personagem sofre uma penalidade temporária de -2 cumulativo na Sabedoria e na Destreza. Caso a Sabedoria ou Destreza sejam reduzidas a 0, o personagem falha automaticamente na Jogada de Proteção e cai desacordado. Cada taça adicional implica em uma penalidade temporária cumulativa de -2 na Jogada de Proteção. Bônus ou imunidade a veneno se aplicam nessa jogada.

OSRIC: Use as regras de Old Dragon, substituindo a Jogada de Proteção por um Saving Throw vs Poison.

Dungeons & Dragons 5th: Considere que cada taça bebida exige um Saving Throw modificada pelo bônus de Constitution contra DC 20. Em caso de falha, o personagem cai desacordado, só levantando no dia seguinte, com Disadvantage em todas as jogadas por 1 dia. Em caso de sucesso, o personagem sofre uma penalidade temporária -2 cumulativo na Sabedoria e na Destreza. Caso a Sabedoria ou Destreza sejam reduzidas a 0, o personagem falha automaticamente no Saving Throw e cai desacordado. Cada taça adicional implica em um aumento cumulativo de +2 na DC do Saving Throw. Bônus ou imunidade a veneno se aplicam nessa jogada.

Savage Worlds: Considere que cada taça bebida funciona como um Veneno (Savage Worlds Edição Brasileira – 1ª edição, p. 126). O jogador deve rolar Vigor. Em caso de Sucesso, acumulará 1 nível de Fadiga. Em ampliação, não sofre efeito. Em falha, o personagem cai nocauteado por 2d6 horas e está com 2 níveis de Fadiga. Cada taça adicional implica em uma penalidade cumulativa de -2 no teste de Vigor. Bônus ou imunidade a veneno se aplicam nessa jogada.

Caso o líquido seja despejado para fora do cálice, voltará a ser o líquido original. A Taça Ébria mantém a temperatura e qualidade do vinho gerado para o personagem enquanto ele estiver harmonizado com a taça. Caso outro personagem tome o cálice para si, se ainda existir vinho dentro, será transmutado em vinagre.

Uso em aventuras

Bashiuus (ou o deus menor do vinho ou bêbados de sua campanha) pode pedir a um clérigo ou suplicante que recupere a Taça Ébria. Os detalhes de onde ou com quem o cálice pode estar, bem como sua aparência, são vagos na melhor das hipóteses e incoerentes na pior. O deus pode estar tão bêbado no momento que não se lembrará do que foi acordado se os jogadores conseguirem reaver seu cálice (e provavelmente o perderá novamente).

A aparição do cálice pode estar relacionada com uma série de assaltos, furtos ou assassinatos em uma grande cidade. Um clérigo de Bashiuus que deseja a Taça Ébria para si ou alguém que despreza o deus e seus seguidores e deseja destruir o item pode estar por trás desses acontecimentos.

* Bashiuus é um deus menor criado por M. T. Black e apresentado no suplemento gratuito Petty Gods – A Compendium of Weird and Unusual Minor Godlings.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s